Infelizmente, ainda existe algum estigma associado à construção com madeira. No entanto, existem algumas vantagens significativas em usar madeira na construção e vamos descrevê-las para você aqui.

Os benefícios da madeira como material de construção são significativos em comparação com outros produtos no mercado, considerando os efeitos ambientais e o desempenho. A madeira é relativamente leve e supera o aço no que diz respeito ao comprimento de autossustentação. Em outras palavras, a madeira é melhor para suportar seu próprio peso e não precisa de tanto suporte estrutural ao longo de seu comprimento quanto o aço.

Madeira e produtos de madeira têm um enorme potencial em diferentes setores, desde instrumentos musicais até aeroespacial, construção e móveis. Produtos à base de madeira e, particularmente, coisas como biomassa de madeira têm um enorme potencial para ajudar a resolver os desafios das mudanças climáticas. Madeira laminada cruzada (CLT), cartão de fibra e aglomerado são altamente úteis na construção de madeira e são ecologicamente corretos.

Aqui estão alguns dos benefícios do uso de madeira na construção – benefícios que nem sempre são compreendidos ou totalmente apreciados.

1. FORÇA DE TENSÃO
A madeira é conhecida por ser mais leve do que o aço. A pesquisa mostrou que a madeira pode suportar melhor seu próprio peso.

2. CALOR E RESISTÊNCIA ELÉTRICA
A madeira é resistente à condução elétrica quando seca até o teor de umidade apropriado.

3. ABSORÇÃO DE SOM
A madeira minimiza os ecos em escritórios e espaços residenciais. A madeira absorve o som em vez de amplificá-lo ou refleti-lo e pode reduzir os níveis de ruído em comparação com produtos de metal.

4. BELEZA
As opções estéticas para a madeira são ilimitadas, além de oferecerem diferentes propriedades térmicas, mecânicas e acústicas.

5. A MADEIRA É RENOVÁVEL
A madeira pode crescer novamente ou crescer por meio de processos naturais, ao contrário de metais ou concreto. A madeira pode ser replantada por meio de planos de manejo florestal. Muitas pessoas não percebem que a madeira pode ser usada de maneira renovável e ecologicamente correta.

6. A MADEIRA AUMENTA A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
A madeira tem uma classificação de isolamento muito melhor em comparação com plástico ou aço. Casas residenciais e comerciais requerem menos energia para manter as temperaturas de resfriamento e aquecimento. Isso é bom para os resultados financeiros.

Queremos que o público perceba que a madeira é uma ótima opção na construção e estamos abrindo o caminho para que mais construtores usem madeira.

Eng. Alan Dias

Estruturas de Madeira Engenheirada é o nosso negócio há mais de 20 anos. Se você está pensando em construir com madeira ou estruturas híbridas que envolvem madeira, nós adoraríamos conversar com você.

A CROSSLAM está liderando a revolução das construções em madeira engenheirada no Brasil. Nossa equipe técnica está capacitada para tirar qualquer dúvida sobre este sistema. Não deixe de nos contactar caso tenha algum questionamento.