CLT
CROSS LAMINATED TIMBER
Cross Laminated Timber (CLT) ou laminado de madeira cruzada é o mais novo produto de engenharia em madeira introduzido no mercado mundial nos últimos 20 anos. Desenvolvido inicialmente na Alemanha e na Áustria, o CLT tem o potencial de redefinir a forma como pensamos sobre madeira e, finalmente, a forma como pensamos sobre a construção de edifícios.
Com a demanda de insumos eficientes, rentáveis e de alto desempenho em contínuo crescimento, o CLT vem para atender este chamado, aliando ainda sustentabilidade e design inovador. Arquitetos, engenheiros, designers e profissionais da construção e indústria estão cada vez mais se voltando para o CLT para projetos de todos os tamanhos e natureza. Oferecemos soluções para toda variedade de situações, trazendo como benefícios flexibilidade no design, rápida instalação, diminuição do desperdício, leveza e eficiência energética – com valor justo e competitivo.
Painéis de CLT consistem em diversas camadas de lâminas de madeira maciça coladas em sentido oposto e alternado, entremeadas de adesivo estrutural e à prova d’água e submetidas a grande pressão.
A laminação cruzada melhora as propriedades estruturais dos painéis através da distribuição de força ao longo das fibras da madeira em ambos os sentidos, o que praticamente elimina qualquer retração significativa ou deformação dos painéis. Podem suportar grandes cargas, possibilitando construções com vários pavimentos. O acabamento das placas é feito através de um processo de micro aparelhamento e lixamento, podendo ser explorado como acabamento final, e aplicado numa infinidade de projetos e produtos. Processado (cortado, fresado e usinado) por um poderoso pórtico CNC, em regime CAD/CAM, traz a precisão da indústria mecânica para o novo ambiente da arquitetura e engenharia, o BIM, facilitando muito a compatibilização das várias camadas do projeto.
Tem aplicações ilimitadas para construção civil e projetos em diversas áreas. Tudo o que é construído em aço, concreto e alvenaria tradicional, pode ser construído com CLT. Em função de sua incrível força, rigidez, estabilidade, durabilidade e leveza, é uma alternativa competitiva para os materiais estruturais tradicionais popularmente utilizados no Brasil.
MATÉRIA PRIMA:
Madeira de Pinus Taeda seca em estufa, com 12% +/- 2% de umidade, podendo ser tratada em autoclave com CCB, ou com imersão em solução de Boro (neste caso o produto acabado).
Em casos específicos, e a pedido, poderá ser utilizada madeira de Eucalipto Grandis, e, em assim sendo, com tratamento superficial com Cipermetrina (inseticida).
ADESIVO:
À base de poliuretano, monocomponente, livre de formaldeídos, com teor de sólidos de 100%, certificado para uso estrutural e à prova d’água.
TAMANHOS:
Os painéis podem ser de 03, 05 ou 07 camadas (lamelas), variando de 57mm à 250mm de espessura (300mm sob consulta).
2.440mm de largura X 8.050mm de comprimento
3.000mm de largura X 12.000mm de comprimento
Obs: Outras dimensões sob consulta.
ACABAMENTO:
Industrial: Para usos onde não se requer o painel como acabamento final ou será revestido posteriormente.
Fino: Onde se deseja utilizar o material como acabamento final, sem revestimento.
LAJES E PAREDES:
Em regra, temos 02 tipos de painel:
1- Com as lamelas externas no sentido longitudinal (geralmente no uso de lajes)
2- Com as lamelas externas no sentido transversal (geralmente no uso de paredes)
IMAGENS DE NOSSO CLT:
ALGUNS BENEFÍCIOS:
- A montagem e construção rápida no local ajudam a economizar tempo e reduzir os custos totais;
- Extremamente forte, rígido e estável, pode lidar com a transferência de carga por todos os lados;
- A estrutura maciça oferece um bom isolamento térmico e acústico, além de um desempenho impressionante em caso de incêndio;
- Madeira de origem e produção sustentáveis podem ajudar a atender aos requisitos de compensação de carbono e reduzir sua pegada ambiental;
- A força combinada com os recursos bidirecionais das placas e de vãos livres longos se abre para projetos inovadores em madeira;
