ONDE USAR O CLT

1. PAREDES ESTRUTURAIS

Os painéis de CLT por serem estruturais e suportarem cargas, podem ser usados como paredes, eliminando assim pilares e vigas, de uma forma análoga aoas blocos estruturais de concreto.

Casa Cabras - MAPA

2. LAJES ENTRE PISOS

3. LAJES DE COBERTURAS

Por terem a capacidade de vencer vãos maiores, os painéis de CLT para lajes podem eliminar terças e vigas secundárias, tornando a laje da cobertura mais livre. Além disso, o próprio painel de CLT já é o “forro” da cobertura, eliminando dessa forma mais um acabamento em sua construção.

4. PAREDES DIAFRAGMA

5. LAJES HÍBRIDAS

Um ótimo uso para o CLT em edifícios de múltiplos andares é a capacidade do CLT de ser usado como laje híbrida, ou seja, uma laje de materiais mistos de concreto armado, aço e madeira. A madeira por baixo, trabalhando à tração, o concreto armado por cima trabalhando à compressão e conectores de cisalhamento de aço unindo os dois materiais. A grande vantagem desse sitema é vencer vãos maiores com menos material (mais barato), eliminar possibilidades de vibrações nas lajes aumentando a massa acústica e térmica e funcionar como uma barreira de fogo entre os pavimentos dos andares de um edifício.

6. WOOD DECK

O “wood deck” ou laje de madeira, funciona semelhante às lajes híbridas porém não há interação do concreto com o CLT, ou seja eles não trabalham juntos estruturalmente. O CLT serve de “forma” para a capa de concreto superior e já funciona como acabamento. Desta forma não há elementos de aço unindo os dois materiais, porém as propriedades acústicas, térmicas e anti-chama permanecem, como nas lajes híbridas.

7. LAJES “COSTELA” (RIBS)

Fazendo a composição híbrida de vigas de Madeira Lamelada Colada por baixo, trabalhando à tração, CLT por cima trabalhando à compressão e parafusos autoatarrachantes de aço à 45° unindo os dois elementos de madeira engenheirada, podemos vencer vãos imensos com uma estrutura super leve.

8. MATS PARA GUINDASTES

Um uso muito utilizado do CLT é para “MATS” (ou patola) para guindastes e elementos elevatórios em terrenos arenosos ou barrentos. A alta capacidade de carga do CLT suporta e distribui cargas elevadas dos guindastes sobre o terreno.